Você é especial para Deus

Você é Especial para Deus

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O QUE É SER UM COACHING

A palavra Coaching foi utilizada pela primeira vez para designar uma “carruagem de quatro rodas”. A relação existente é a de que o Coaching empresarial leva alguém a algum lugar. Este processo é focado na liberação do potencial da pessoa (ou do coachee), de modo que maximize seu desempenho tanto na vida pessoal como na profissional.
O trabalho inicia-se pela definição dos objetivos visados pelo coachee, que podem abranger áreas diversas. Estipuladas as metas, é feita uma avaliação da situação atual da pessoa, de forma que ela mesma reconheça e defina todos os seus pontos fortes e fracos, o que possibilitará que ela desenvolva ações para destacar suas qualidades e superar seus defeitos. Da mesma forma que é preciso se auto-conhecer, o coachee deve ser capaz de compreender o ambiente no qual está inserido, analisando todas as suas opções e ponderando as suas oportunidades e ameaças. A última avaliação a ser feita é em relação ao interesse e à vontade do coachee atingir a sua meta. Assim, ele poderá traçar planos de ação, que são pequenos objetivos desenvolvidos para liderar o alcance de um objetivo maior.
O processo de Coaching não é simples, e são poucas as pessoas que conseguem seguir seus passos sozinhas. Para tanto, é cada vez mais comum que pessoas e empresas busquem este acompanhamento, seja para sanarem preocupações corretivas ou preventivas. Como o nome sugere, a preocupação corretiva ocorre quando a pessoa quer solucionar um problema e pretende realizar mudanças em sua vida profissional ou pessoal para alcançar seu objetivo. A preocupação preventiva é mais incomum, visto que acontece quando o indivíduo atingiu a sua meta e procura manter o seu status. É importante ressaltar que a pressão e as cobranças sobre este são maiores do que para as demais pessoas.
O coachee contrata um profissional para acompanhá-lo, o coach. O trabalho só ocorre da forma ideal se houver grande confiança entre ambas as partes e se o coachee realmente for receptível à mudanças e ao aprendizado. Ao coach, cabe encorajar e motivar o seu cliente, transmitir capacidades técnicas que melhorem as capacidades profissionais ou pessoais do aprendiz, traçar objetivos que levarão a pessoa a alcançar sua meta principal e auxiliar a expansão da sua visão, fazendo com que ela saia do seu ponto de conforto. Grande parte das pessoas receam sair deste ponto, mesmo quando insatisfeitas, uma vez que o conhecem. Desta forma, o coach é responsável por fazer seu cliente se arriscar e inovar.
O coachee passa a possuir todas as respostas, e é o grande responsável pelo seu processo de mudança. O processo de Coaching pode ser comparado ao Planejamento Estratégico de uma empresa, no qual estabelecem-se missão, visão e objetivos estratégicos, avalia-se a sua realidade e traça-se planos de ação. Na UFMG Consultoria Jr., este processo ocorre considerando a situação na qual cada membro pretende estar ao sair da empresa e quais as habilidades e competências que ele pretende desenvolver, para que, a partir disto, trabalhar junto a ele, de modo que ele possa progredir e se capacitar, visando seu ingresso no mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário